GEPAPPI 02/2024: O Uso da Tecnologia 4DCT Aplicada no Diagnóstico e Tratamento de Tumores Hepáticos – Abordagem Endovascular E Percutânea

O Grupo de Estudos de Protocolos de Aquisição e Pós-Processamento da Imagem (GEPAPPI) iniciou as suas reuniões científicas de 2024 no último dia 20/02 apresentando a tecnologia 4DCT que está disponível no Brasil, mais especificamente em Recife, no Real Hospital Português, e a sua aplicação no diagnóstico e tratamento de tumores hepáticos.

Ao longo de quase 3 horas nossos convidados Thiago M. Prudente ( Canon Medical Systems do Brasil ) e Rafael Vital, ( Real Hospital Português ) se revesaram em quatro sessões discorrendo sobre os aspectos tecnológicos da abordagem endovascular e percutância e a experiência obtida de 2020 para cá com este equipamento que integra a tomografia computadorizada (TC) e a angiografia.

Na sessão “O que há de novo?” o Thiago M. Prudente nos apresentoou a tecnologia 4DCT, técnica de tomografia computadorizada que permite a aquisição de imagens em tempo real, fornecendo informações detalhadas sobre a anatomia e o funcionamento do órgão em estudo. Discorreu ainda sobre os recursos disponíveis da integração entre a TC, angiografia e a Fluoro-TC; dos protocolos de angiografia digital, com subtração e a imagem híbrida com a TC; dentre outros recursos disponíveis que permitem potencializar o uso da tecnologia 4DCT na rotina da radiologia intervencionista como a fusão de imagens, segmentação de órgãos, planejamento de tratamento e controle em tempo real. Esses recursos permitem uma visualização detalhada e dinâmica do fígado, facilitando a navegação durante os procedimentos e melhorando a precisão diagnóstica. Falou ainda dos protocolos mais utilizados para tumores do fígado:

  • Quimioembolização transarterial

  • Crioablação

  • Ablação por Microondas

  • Radioterapia Interna Seletiva (SIRT)

  • Ablação por Rafiofrequência

  • Eletroporação Irreversível


Depois na sessão “Como Fazer?” o Rafael Vital trouxe a experiência dos quatro anos de operação com a tecnologia 4DCT, a interface do equipamento, alguns casos realizados, com a aplicação dos procedimentos combinados. Mostrou ainda alguns detalhes do protocolo como o delay entre as injeções, uma vez que não seguem o mesmo padrão de um exame de rotina da TC, com uma fase arterial de 2 segundos, por exemplo. Ressaltou ainda o papel essencial da equipe técnica para auxiliar os médicos durante os procedimentos. A necessidade de treinamento específico para garantir a segurança e eficácia dos procedimentos, além de abordar questões de proteção radiológica e organização da sala para otimizar o fluxo de trabalho.


Em seguida o Thiago M. Prudente voltou com a sessão “Aplicação na Tela” e inaugurou outra forma de apresentar esta que é a sessão mais comentada das reuniões do GEPAPPI. Ele iniciou com com a disposição do ambiente, ou seja, em como tudo é organizado no console e na sala de exame quando se utiliza a tecnologia 4DCT.

Claro que nossa audiência vibrou! O Thiago apresentou cada detalhe de como se dispõem os equipamentos e, por consequência, as pessoas dentro da sala de procedimento. Falou ainda da importância do treinamento específico para garantir a eficácia e segurança dos procedimentos, fornecendo insights valiosos não apenas para a utilização adequada da tecnologia 4DCT, mas também em serviços hemodinâmica no geral.


Por fim, tivemos a última sessão “Lições Aprendidas” em que Thiago M. Prudente e Rafael Vital reforçaram algumas das lições obtidas com a tecnologia 4DCT como:

  1. Os desafios de se fazer a aplicação em plena pandemia;

  2. Construção dos diferentes protocolos com tempos, volume e diluição do contraste;

  3. Treinamento das equipes por categoria (médicos, radiologia e enfermagem) e coletivo (como deve ser a interação das equipes durante o procedimento);

  4. Organização e dinâmica da sala, permitindo mais de 30 procedimentos por dia;

  5. Proteção radiológica como um aspecto crítico de seegurança de todos os envolvidos nos procedimentos.


A sessão trocávamos experiências, nossos convidados respondiam às dúvidas e comentários de nossa audiência que (novamente) deu um show e participou muito e interagiu conosco. Sensacional! Estudantes, profissionais, professores, applications, todos reunidos e construindo um aprendizado coletivo.

Isso é GEPAPPI!


As reuniões do GEPAPPI são promovidas pela Sociedade Paulista de Radiologia e são coordenadas por Solange Amorim Nogueira , Marcos Caparbo e eu, Homero José de Farias e Melo e acontecem nas terceiras terças-feiras do mês.

Esperamos por vocês em março!

Até lá!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário